Histórico da Instituição
Sociedade de Santo Antônio de Mogi Mirim
Ano de fundação: 20/03/1986
Local: Rua Manaus, nº 226 – Jd. Getúlio Vargas
Arualmente atendemos 17 idosos, sendo 07 mulheres e 10 homens
A Sociedade de Santo Antônio de Mogi Mirim, também conhecida por Casa de Santo Antônio ou Lar Santo Antônio, é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo acolher e prestar os cuidados necessários, em regime residencial para idosos acima de 60 anos. O nome de Sociedade Santo Antônio se originou através dos fundadores desta Instituição, por se tratar de várias pessoas, tornou-se uma Sociedade e a devoção dos participantes pelo Santo Antônio que os fizeram a colocar tal nome.
Segundo um dos fundadores, Décio Silvio Bridi, a escolha foi devido a Santo Antônio ser um santo que ajudava os mais necessitados/ mais pobres.
Foi fundada em 1986, por iniciativa do Sr. João Bernardi, sendo que a sede situada na Rua Manaus, n°226, Bairro Jardim Getúlio Vargas, em Mogi Mirim – SP foi construída com ajuda da comunidade em terreno doado pela Prefeitura Municipal de Mogi Mirim. A construção foi encerrada em 1991 e em 1992 a instituição acolhia 30 pessoas, sendo esta na época a sua capacidade máxima para atendimento.
Em 1987 a entidade foi declarada de Utilidade Publica Municipal. Em 1997 foi declarada de Utilidade Pública pelo governo do Estado de São Paulo. Em 1999 foi reconhecida de Utilidade Pública pelo governo federal. No ano de 2001 recebeu do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) o Certificado de Instituição de Assistência Social. Desde 1998 é filiada ao Conselho Municipal de Assistência Social de Mogi Mirim e desde 2013 é filiada ao Conselho Municipal da Pessoa Idosa deste Município. No início, a Instituição atendia pessoas adultas com deficiência. Após 2009 com a Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009 foi Tipificado como Instituição de Longa Permanência para idosos com vínculos fragilizados ou rompidos.
A forma de acolhimento na Instituição é voltada aos idosos que estão em vulnerabilidade Social, com dependência para as atividades de vida diária, onde passam pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e pelo CREAS (Centro de referência Especializado da Assistência Social) sendo esses órgãos da prefeitura, devido ao fluxo de atendimento do município.
A entidade tem parceria para recebimento de recursos com o Município, Estado e União.